Sobre mim

Cresci na Benedita, concelho de Alcobaça, localidade em que a indústria do calçado e da marroquinaria cresceu e proliferou noutros tempos, atravessando actualmente (como muitas localidades por esse país/mundo fora) tempos que reflectem dificuldades e uma necessidade de mudança de paradigmas.

Muitas das fábricas encerraram, mas vão surgindo novas abordagens a técnicas e materiais tradicionais, novos materiais e boas ideias, que vão revitalizando aos poucos a indústria local. Se isso não se vê na quantidade de postos de trabalho, pelo menos vê-se claramente na qualidade dos produtos que fazem.

Sou filho de um sapateiro que aprendeu o ofício em tenra idade e mais tarde se tornou industrial do calçado. Tenho um irmão que continuou ligado ao calçado e ao couro mas com um modelo de negócio baseado no artesanato.

O cheiro a couro, é algo que desde sempre me é familiar. Passava tempo com o meu pai no trabalho, ajudava às vezes durante as férias da escola, e ainda hoje ajudo pontualmente o meu irmão a fazer os seus artigos, embora não seja a minha área profissional.

Estou ligado a esta  matéria-prima, tal como estou ligado às minhas origens, e este blog terá como foco  principal o couro em todas as suas vertentes e aplicações.

Irei abordar também a relação deste material com a Benedita e a forma como a influenciou, tentando assim perpetuar alguma da sua história com alguns registos.
Neste contexto irei também acrescentar referências a outras matérias-primas inerentes à indústria local.

Dedico este blog ao meu Pai, e à sua vida de trabalho com as peles e os couros.

Moisés Ramalho, 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s